Promovido pela Prefeitura de Campinas, a primeira edição do “Fórum Campinas pela Paz” aconteceu durante três dias promovendo palestras, debates, eventos culturais, caminhada pela Erradicação do Analfabetismo e em sua abertura contou com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas no Teatro Municipal José de Castro Mendes.

Entre os convidados estiveram o ator Lázaro Ramos e o ativista da paz Arun Manilal Gandhi, neto de Mahatma Gandhi, fundador e patrono do Gandhi Institute For Nonviolence (Instituto Gandhi para a Não Violência). O ator e o ativista participaram de um talk show na Estação Cultura para um grande público.

As mesas-redondas aconteceram sobre temas pertinentes à proposta de Cultura de Paz: “Tradições de fé: cultivando e promovendo a cultura de Paz”, “Democracia e cidadania: direitos humanos e cultura de Paz”, “Desenvolvimento sustentável e Paz: construindo caminhos”, “A luta contra o racismo no Brasil: com racismo não há Paz”, “Diálogos de Cidadania”, “Cultura de Paz e a 1ª Infância: a criança no espaço urbano”, “Economia sustentável e desenvolvimento social: caminhos para a construção da Paz”.

Arun Gandhi acabou de lançar seu mais novo livro “A virtude da raiva”, com histórias inéditas do avô e suas poderosas lições espirituais. Nascido em 1934, ele é o quinto neto de Mahatma Gandhi. Foi jornalista do Times of India por mais de trinta anos e também escreveu para The Washington Post. É autor de Legacy of Love (Legado do amor) e Grandfather Gandhi (Vovô Gandhi), entre outros. Atualmente, Arun é presidente do Gandhi Worldwide Education Institute e viaja ao redor do mundo difundindo sua mensagem de paz e não violência.

O evento contou com o apoio do movimento Transforma Campinas e o Programa Circuito Fechado foi conferir!

 

Fotos: Paulo Fleury