Depois de muita expectativa, o Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU), na Unicamp, foi inaugurado com um grande evento que movimentou a cidade de Campinas e será uma referência para o atendimento à saúde de mais de 7 milhões de habitantes do estado de São Paulo, atendendo pacientes do SUS de 40 cidades da região metropolitana, em uma infraestrutura moderna e com tecnologia de ponta capaz de realizar 200 mil atendimentos e 4 mil cirurgias por ano. 

Com as presenças do Governador de São Paulo Rodrigo Garcia e autoridades estaduais, Dr. Agrício Crespo, diretor do IOU e professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (FCM) recebeu com muita alegria convidados especiais e nós passamos por lá!

A população brasileira conta agora com uma nova unidade hospitalar para atendimento dentro da rede pública de saúde. O mais moderno instituto especializado em Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço, ensino e pesquisa do Brasil, foi inaugurado em Campinas (SP). O Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU) terá capacidade para 200 mil atendimentos e 4 mil cirurgias por ano, em um sistema híbrido com 70% dos atendimentos voltados para o SUS (Sistema Único de Saúde) e 30% para o privado.

O Instituto, sem fins lucrativos, é o maior complexo em atendimento, cirurgia, ensino e pesquisa da área e oferece tratamento multidisciplinar, procedimentos modernos e cirurgias de alta complexidade, com métodos pouco invasivos, para pacientes com câncer e doenças do trato respiratório e otorrino (nariz, ouvido e garganta). Será o principal centro médico-hospitalar para uma população de 7 milhões de habitantes das 90 cidades próximas à Campinas.

Além de uma aquisição importante para o atendimento à saúde do estado de São Paulo, a unidade também será referência nacional na geração de conhecimento, no treinamento médico de excelência e pesquisas de ponta.

“O Brasil era carente em centros de treinamento em técnicas cirúrgicas e procedimentos clínicos especializados, o que obrigava os maiores talentos locais a buscarem aperfeiçoamento no exterior. Agora o IOU já se posiciona como um dos principais centros de treinamento e capacitação de excelência na área de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço do continente”, afirma Agrício Crespo, diretor do IOU e professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (FCM). A ideia é capacitar médicos em procedimentos especializados capazes de oferecer o melhor do padrão internacional em assistência médica.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, declarou: “A inauguração desse Instituto é uma grande conquista para a saúde pública. É uma satisfação verificar a excelência em infraestrutura e em tecnologia que o IOU oferecerá à população”, constatou o governador. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, relembrou o contexto que propiciou a viabilização da obra. “Esse é um exemplo de como uma tragédia humanitária pode transformar-se e gerar ações em benefício aos mais carentes”, ressaltou o prefeito referindo-se à verba indenizatória acrescida de doações da sociedade civil no valor total de R$ 65 milhões, oriunda de ação do Ministério do Trabalho de grande comoção nacional contra Shell-Basf por danos coletivos em Paulínia. 

Fotos: Paulo Fleury / IOU