Em tempos de transformação digital, não resta dúvida que o mundo está cada vez mais conectado, seja através do celular, computador ou mesmo nas smart TV’s. Para entender melhor como as pessoas estão lidando com a tecnologia conectada, a GfK, uma das mais importantes empresas de pesquisas globais foi a campo entender se as pessoas estão sentindo mais ou menos dificuldade para se “desconectar”.

Segundo recente pesquisa online, feita pela GfK em 17 países, com 22 mil usuários de internet com idade acima de 15 anos, uma em cada três pessoas (34%) acha difícil se afastar da tecnologia, mesmo sabendo que deveriam. Os adolescentes entre 15 e 19 anos são os mais propensos a lutar com o vício em tecnologia, com pouco menos da metade (44%) afirmando que sentem dificuldade em fazer uma pausa da tecnologia, mesmo quando sabem que deveriam. Isso cai para 41% para quem tem mais de vinte anos e 38% para quem está na casa dos trinta.

Para os grupos de 50 a 59 anos e para os de 60 ou mais, ambos são o ponto de inflexão, onde há porcentagens mais elevadas que afirmaram não ter nenhum problema para se desconectar da tecnologia, do que porcentagens que dizem ser difícil se desconectar. Por outro lado, o estudo mostra que o sexo (gênero) não faz nenhuma diferença na luta das pessoas para se desconectar.

Ainda de acordo com o estudo, para as pessoas que vivem em famílias de alta renda, em todos os 17 países, 39% acham difícil se desconectar da tecnologia, mesmo quando sabem que deveriam, enquanto 11% acham fácil – uma diferença de 28 pontos percentuais. Isso contrasta com as famílias de baixa renda, onde 30% acham difícil, enquanto 20% acham fácil – uma diferença de apenas 10 pontos percentuais.

Quando o estudo analisa os dados por país, a China tem o porcentual mais alto (43%) de população online que concorda totalmente que é difícil desconectar-se da tecnologia. É seguido de perto pelos países latino-americanos pesquisados (Brasil com 42%, Argentina 40%, México 38%), com os EUA em quinto lugar (31%). Em sentido contrário, a Alemanha tem a maior percentagem (35%) de população online que discorda totalmente que é difícil deixar a tecnologia. É seguido pelos Países Baixos (30%), Bélgica (28%) e Canadá e Rússia (ambos com 27%).

Todos os dados apresentados neste press release representam as duas respostas na parte mais baixa (discordância) e as duas mais altas (concordância) em uma escala de 7 pontos, onde “1” significa “discordo totalmente” e “7” significa ” concordo totalmente” com a afirmação: “Acho difícil me desconectar da tecnologia (meu aparelho móvel, computador, TV, etc.), mesmo quando sei que deveria”.

Sobre a Gfk
A GfK é uma corporação global nascida na Alemanha, em 1934. Listada na bolsa de valores de Frankfurt, há mais de 80 anos é fonte confiável de informações relevantes sobre mercados e consumidores, permitindo que seus clientes – varejo e indústria – tomem decisões mais assertivas em seu cotidiano. A GfK  conta com mais de 13 mil especialistas em pesquisa de mercado que combinam a paixão pelo que fazem com uma longa e vasta experiência em ciência de dados. Isso permite que a GfK forneça insights globais, combinados à inteligência de mercado local, em mais de 100 países. Através de tecnologias inovadoras e da interpretação de dados, a GfK transforma o big data em dados inteligentes, possibilitando que seus clientes alavanquem sua vantagem competitiva, enriquecendo suas experiências, bem como as escolhas dos consumidores.

Esta mensagem contém informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. A utilização dos dados contidos nesta mensagem só está autorizada para seu destinatário, dentro do contexto desta solicitação. A validade destes dados seguem o mesmo princípio.

fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios